Written by 17:50 Notícias

Pesquisadores do grupo Leviatã e o Cativeiro publicam dossiê em parceria com a Revista Ágora

   “A escravidão moderna e as instituições luso-brasileiras entre os séculos XVII e XIX” é o título do dossiê organizado pelo prof. Dr. Ricardo Alexandre Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP e do Departamento de História da UNESP/campus de Franca, e pela profa. Dra. Larissa Biato de Azevedo, do Programa de Pós-Doutorado da UNESP, membros do grupo Leviatã, em parceria com a Revista Ágora (ISSN 1980-0096), periódico editado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  Tendo em vista as perspectivas institucionais acerca da temática da escravidão, o dossiê conta com artigos que objetivam a investigação do aparato estatal responsável por conferir legitimidade ao cativeiro de africanos e descendentes.

   Foram contempladas as macroabordagens e outras perspectivas que propõem o entendimento da escravidão enquanto um fenômeno social de dimensões atlânticas, estreitamente vinculado às instituições incumbidas do estabelecimento da Monarquia lusa e do Estado do Império do Brasil no referido recorte temporal.

   O dossiê é fruto da iniciativa dos organizadores e do interesse dos autores em promover reflexões sobre o binômio Estado e escravidão.

   Clique a seguir e confira na íntegra: LINK

   Desejamos a todos uma boa leitura!

  Créditos da imagem: “Criminals Carrying Provisions to the Prison”, T. Hunt e H. Chamberlain, 1822, Acervo BN.

 

(Visited 33 times, 1 visits today)
Close