Catálogos

Escritos sobre o negro e a escravidão africana: um guia de obras disponíveis nas bases do banco de dados digital Escritos Sobre os Novos Mundos

O acesso quase ilimitado a obras e documentos digitalizados trouxe aos pesquisadores da história do negro e da escravidão africana uma vantagem e um problema. Tal afirmação refere-se ao imenso manancial de fontes disponíveis, que, não obstante, sem um trabalho inicial de agrupamento, levado a cabo a partir de uma questão mais precisa, pode ser tornar pouco útil. Dirimir tal problema foi o principal objetivo da construção do catálogo “Escritos sobre o negro e a escravidão africana: um guia de obras disponíveis nas bases do banco de dados digital Escritos Sobre os Novos Mundos”, realizado com recursos FAPESP (Processo: nº. 2013/14786-6) e do CNPq (Processo: 470390/2014-0).

Assim, tanto o pesquisador em início de carreira quanto um conjunto mais amplo de interessados poderão, a partir do catálogo produzido com o fomento do CNPq, entrar em contato com um significativo número de textos de época, alguns não frequentemente estudados pelos historiadores da área, sobre a escravidão, sobre o cativo africano e sobre o negro produzidos e editados em língua portuguesa ou que circularam no mundo luso-brasileiro.

O catálogo abaixo pode ser visualizado também aqui. Já o acesso à integra das obras de época pode ser solicitado no site: https://www.grupoescritos.com/apresentacao.

Como citar: FERREIRA, R. A. Escritos sobre o negro e a escravidão africana: um guia de obras disponíveis nas bases de dados digital ‘Escritos sobre os Novos Mundos’. Dados de Pesquisa, 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/256039

(Visited 40 times, 1 visits today)

Comments are closed.

Close