Entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024, o Prof. Dr. Ricardo Alexandre Ferreira, do Departamento de História da UNESP/campus de Franca, e a Prof. Dra. Larissa Biato de Azevedo, do Programa de Pós-Doutorado da UNESP, participaram do XX Congreso Internacional de AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos), que ocorreu em Nápoles, na Itália.
A AHILA foi formada em 1978 após a aprovação de um plano para facilitar a colaboração entre historiadores europeus e historiadores latino-americanos com interesses de pesquisa comuns.
O Congresso de 2024 buscou reforçar os propósitos iniciais da Associação ao destacar a relação entre a América e o Mediterrâneo – região composta por diferentes países de três continentes, banhados pelo mesmo mar, e que representa o entrelaçamento de povos e culturas.
Assim, o evento buscou reunir especialistas que se dedicam atualmente às conexões culturais, políticas, sociais ou econômicas entre os mundos latino-americano e mediterrânico ao longo da história.
Os trabalhos apresentados pelos pesquisadores da UNESP foram: “Pensamiento jurídico sobre la esclavitud (siglos XVII y XVIII)”, do Prof. Dr. Ricardo Ferreira, e “A ‘tranquilidade pública’ entre Europa, América e Brasil: das reflexões de Cesare Beccaria ao expediente da Polícia brasileira no século XIX”, da Profa. Dra. Larissa Azevedo.