No último mês de outubro, duas pesquisadoras do grupo de pesquisa “Leviatã e o cativeiro” participaram do IX Encontro Internacional de História Colonial, realizado na cidade de São Cristóvão, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O encontro ocorre a cada dois anos e vem se consolidando entre os eventos mais importantes da área. O IX EIHC teve como tema as “Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (sécs. XV-XIX)”.
A Profa. Dra. Ana Carolina de Carvalho Viotti, docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília e do Programa de Pós-Graduação da UNESP, compôs uma das Mesas Redondas do encontro. Ela discorreu sobre a pesquisa intitulada “Das páginas da história da medicina e da farmácia escritas por jesuítas: um olhar sobre preparações para o Brasil e para Goa no século XVIII”.
Já Maria Isabela da Silva Gomes, mestranda do Programa de Pós-Graduação da UNESP e bolsista CAPES, participou de um dos Simpósios Temáticos do EIHC. Ela apresentou o trabalho “A cidadania e liberdade nos termos constitucionais: a tessitura da crítica à condição do lugar do negro no século XIX no periódico ‘O Homem de Côr’ (1833)”.