Written by 17:00 Notícias

IX Encontro Internacional de História Colonial (EIHC)

No último mês de outubro, duas pesquisadoras do grupo de pesquisa “Leviatã e o cativeiro” participaram do IX Encontro Internacional de História Colonial, realizado na cidade de São Cristóvão, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  O encontro ocorre a cada dois anos e vem se consolidando entre os eventos mais importantes da área. O IX EIHC teve como tema as “Dimensões globais e locais dos impérios coloniais: redes, circulação e dinâmicas (sécs. XV-XIX)”.

A Profa. Dra. Ana Carolina de Carvalho Viotti, docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília e do Programa de Pós-Graduação da UNESP, compôs uma das Mesas Redondas do encontro. Ela discorreu sobre a pesquisa intitulada “Das páginas da história da medicina e da farmácia escritas por jesuítas: um olhar sobre preparações para o Brasil e para Goa no século XVIII”.

Já Maria Isabela da Silva Gomes, mestranda do Programa de Pós-Graduação da UNESP e bolsista CAPES, participou de um dos Simpósios Temáticos do EIHC. Ela apresentou o trabalho “A cidadania e liberdade nos termos constitucionais: a tessitura da crítica à condição do lugar do negro no século XIX no periódico ‘O Homem de Côr’ (1833)”.

Mesa Redonda EIHC 2023

Ana Carolina de Carvalho Viotti

Maria Isabela da Silva Gomes

(Visited 94 times, 1 visits today)
Close