Written by 12:17 Notícias

Pesquisadores do grupo participam do 11º Encontro Escravidão e Liberdade

Notícias

Os professores doutores Ricardo Alexandre Ferreira, Monique Marques Nogueira Lima e Larissa Biato de Azevedo, membros do grupo de pesquisa “Leviatã e o cativeiro” (CNPq), sediado na UNESP/Franca, participaram do 11º Encontro “Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional”, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro em Pelotas, Rio Grande do Sul.

O encontro é organizado a cada dois anos pelo grupo “Africanos e seus descendentes no Brasil” (CNPq) e completou em 2023 sua segunda década, consolidando-se como o mais importante evento acadêmico nacional sobre a história da escravidão e da experiência dos africanos e seus descendentes no Brasil.

Os pesquisadores da UNESP participaram de diferentes mesas temáticas do Encontro com comunicações relativas aos seus estudos atuais. O Prof. Dr. Ricardo Alexandre Ferreira apresentou a pesquisa “Reclamações ultramarinas: o problema da escravidão sob o olhar de autoridades e senhores luso-brasileiros no século XVIII”. Já a Profa. Dra. Monique Marques discorreu sobre o trabalho “Luzia e o Santo Ofício da Inquisição: uma história de escravidão e liberdade (Brasil-Portugal, século XVIII)”. Finalmente, a Profa. Dra. Larissa Biato de Azevedo apresentou a comunicação “Furtos e roubos de escravos no expediente da Polícia imperial”.

 

(Visited 105 times, 1 visits today)
Close